Veterinários PetDoctors Corroios: 218 079 455 / 969 641 412 corroios@petdoctors.pt

Os acidentes acontecem. Se tiver um patudo, chegará o dia em que terá que limpar um pouco de urina do chão de sua casa. Quer esteja a treinar um novo cachorrinho ou a tratar de um patudo idoso, os acidentes são um facto da vida, quando se tem um cão. O verdadeiro problema ocorre quando os tutores não limpam corretamente o local.

Quando um cão urina numa carpete, a urina empapa a carpete e passa para a parte de baixo. Por esse motivo a dimensão da mancha que consegue ver na carpete é bastante maior na sua parte inferior, que não está à vista. Se a urina não fôr devidamente limpa, o seu patudo irá cheirá-la e os “acidentes” continuarão a ocorrer exatamente no mesmo local. Para além disso, o cheiro a urina irá começar a fazer-se sentir na zona da casa em que isso ocorrer. E ninguém gosta de sentir cheiro a urina!

Como fazer, para limpar eficazmente?

1) Absorva a urina

Coloque toalhas de papel, ou qualquer outro material absorvente, sobre a urina de modo a absorver o máximo possível. Fazer pressão sobre o local em que está a urina, quando fôr numa carpete, irá fazer com que mais líquido seja absorvido pela toalha ou papel absorvente ali colocado.

2) Dilua

Despeje água sobre a área atingida e, utilizando mais papel absorvente, repita o processo anterior. Repita o processo até que o líquido que aparece nas toalhas deixe de ser amarelado.

 

“O cheiro a urina dos nossos patudos, pode arruinar a mais bonita das casas. O que torna especialmente difícil lidar com esse cheiro a urina é que no espaço de poucas semanas, o insuspeito tutor torna-se completamente insensível ao cheiro, nem sequer se apercebendo de quão desagradável pode ser para os amigos e familiares que o visitam”

 

3) Utilize um (bom) produto de limpeza

Escolha na sua despensa um bom produto de limpeza, apropriado para a superfície que pretende limpar. Siga as instruções que acompanham o produto. Normalmente deverá deixar atuar o produto durante um bocado. Nós recomendamos a utilização de um produto que seja especificamente destinado a limpar as malandrices dos patudos. Estes produtos normalmente são criados especificamente para eliminarem as manchas e o cheiro a urina dos patudos.

Caso não queira comprar um produto específico para este fim, também pode fazer o seu próprio produto de limpeza natural em casa. Em seguida tem uma receita simples que pode utilizar:

  • Misture uma parte de peróxido de hidrogénio, vulgo água oxigenada, com duas partes de água. Despeje a mistura sobre o local e deixe atuar durante cinco a dez minutos, antes de limpar completamente a área com papel absorvente.
  • Em seguida, ensope completamente a zona atingida com vinagre branco não diluído. Deixe atuar durante alguns minutos antes de absorver e limpar tudo até que fique seco.

Nota: Esta solução natural também funciona para limpar a zona em que ocorram acidentes provocados por defecação.

 

4) Espalhe Bicarbonato de Sódio

Para se livrar de qualquer odor remanescente, cubra a zona atingida com bicarbonato de sódio. O bicarbonato de sódio é um absorvente de odores. Deixe o bicarbonato de sódio atuar durante algumas horas. Seguidamente aspire o local.

Limpar manchas antigas

Claro que o ideal é limpar o local imediatamente após o “acidente” do seu patudo. No entanto, tal nem sempre é possível. Nesses casos, para remover manchas mais antigas, faça o seguinte:

Siga as indicações dadas anteriormente. No entanto, como as manchas já estão há algum tempo no local, poderá ter que repetir o processo várias vezes até que consiga remover a mancha e o odor.

Também é recomendável utilizar um bom aspirador e um bom produto de limpeza de carpetes, especificamente destinado a limpar “acidentes” dos patudos.

Boas Limpezas!

 

Se por acaso utiliza um ou vários métodos diferentes dos descritos, gostaríamos de saber quais são.

 

Tem dúvidas? Visite-nos, ou ligue-nos para o 21 581 34 18 ou 91 273 84 13.